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noticia centro china eventoO Auditório Alberto Luiz Coimbra da Coppe/UFRJ, recebeu nesta manhã do dia 25/07, alunos da Universidade de Tsinghua, na China e da Coppe/UFRJ, que participaram do Fórum Estudantil sobre Energia Renovável, Mudanças Climáticas e Neutralidade de Carbono. Os alunos de engenharia expuseram alguns desafios mundiais que precisam ser contornados com o objetivo de redução da emissão de CO2, eficiência energética, e sustentabilidade. Para tal, apresentaram tecnologias que estão sendo estudadas que podem ajudar na solução desses problemas. Confira declaração elaborada pelos estudantes sobre o exercício da função aplicada a uma visão de futuro sustentável:

Declaração da Juventude sobre a Engenharia Sustentável no Ensino Superior
Diante das mudanças climáticas, crise energética, pobreza e desigualdades e outros desafios prementes, o mundo atingiu um ponto crucial na história, onde uma ação urgente é necessária de todas as esferas da vida em todo o mundo para construir um futuro de paz e prosperidade e um planeta saudável para todas as pessoas.
Nós, estudantes de engenharia em todos os estágios acadêmicos ao redor do mundo, devemos reconhecer que a ciência, a tecnologia e a engenharia estabelecem a base factual, nos permitem antecipar consequências futuras e conduzem a caminhos inovadores para a transformação da sustentabilidade. Os engenheiros são a força motriz que aplica conhecimento científico, tecnologias e engenhosidade para fornecer soluções criativas e sem precedentes para os problemas que dificultam a integração dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Portanto, os engenheiros têm maiores responsabilidades do que nunca para conduzir as práticas de engenharia de maneira mais sustentável, inovadora, inclusiva, ecológica e segura, ao mesmo tempo em que contribuem para o desenvolvimento sustentável da humanidade.
Devemos reconhecer que a educação em engenharia permite aos engenheiros de hoje enfrentar os desafios futuros e equipá-los com ferramentas e habilidades fundamentais para transformar o mundo dinâmico em um lugar que respeita o planeta e promove o bem-estar de todas as pessoas. Nesse contexto, como a principal divisão e a futura espinha dorsal da comunidade de engenheiros, a geração mais jovem de estudantes de engenharia é incentivada a tomar ações sinérgicas ativamente pelo seguinte: Sejam os reformadores do ensino de engenharia. Participe proativamente da reforma dos currículos de engenharia, indo além de seu foco tradicional no conhecimento técnico disciplinar e adotando uma abordagem interdisciplinar e de resolução de problemas complexos muito mais ampla que combina análises sociais e sustentáveis de problemas e sistemas complexos com conhecimento acadêmico e atitude ética. Incentive a abordagem de aprendizado baseado na prática por meio de concursos e projetos do mundo real para adquirir novas competências de engenharia para o desenvolvimento sustentável enquanto atende à comunidade. Contribuir para a inclusão no ensino de engenharia pela remoção de quaisquer barreiras reais e percebidas para o ensino de engenharia para todos os alunos em todas as fases da carreira, independentemente de gênero e origens socioeconômicas, de modo a construir um ambiente educacional inclusivo para a futura comunidade de engenheiros de maior diversidade, capaz de enfrentar os desafios de maneira mais equilibrada e holística.
Seja o líder da engenharia sustentável. Enfatizar os ODS em nossa pesquisa acadêmica e dedicar nossos melhores esforços na criação de soluções tecnológicas inovadoras que contribuam para a mudança de sustentabilidade da sociedade. Como indivíduos ou parte de uma organização estudantil, tome todas as iniciativas possíveis para colaborar com todos os setores da sociedade, incluindo governos, associações profissionais, educadores, indústrias e sociedade civil, para aumentar a conscientização pública sobre os ODS e o papel vital da engenharia em alcançá-los e para impulsionar mudanças com impactos reais.
Comprometa-se a ser aprendizes ao longo da vida.
Esteja ciente de que o ritmo da mudança está acelerando tanto que os avanços tecnológicos cumulativos dos últimos 100 anos excederam os dos milênios anteriores, assim como a exigência de novas competências de engenharia. Acompanhar continuamente, em todas as etapas da carreira, o rápido desenvolvimento das tecnologias e a expectativa cada vez maior da sociedade. Responder aos desafios do mundo com excelência técnica e atitudes éticas. Contribuir para a construção de um sistema educacional de engenharia vitalício disponível e aceito nacionalmente, se não globalmente, de modo a atender aos requisitos em constante evolução da engenharia em termos de qualidade e quantidade.
Comprometemo-nos a ser excelentes engenheiros ao longo de nossa carreira profissional. Além das excelências técnicas, adote uma abordagem mais ponderada que abranja os impactos sociais, humanos, econômicos e ambientais da engenharia, incorporando os imperativos e valores dos ODS em todas as práticas de engenharia. Construa um local de trabalho de engenharia inclusivo e diversificado e considere todas as decisões através de uma lente de diversidade com atenção cuidadosa aos grupos sub-representados e marginalizados para adotar o lema dos ODS de não deixar ninguém para trás.
Seguindo os passos de nossos predecessores engenheiros que vêm inovando e mudando o mundo há séculos, temos a grande missão e responsabilidade de empregar nossas competências e engenhosidade para fazer o que nunca foi feito, ir onde ninguém esteve antes, alcançar o que antes era considerado impossível e, o mais importante, transformar o mundo em um lugar de sustentabilidade e prosperidade para a Comunidade de Futuro Compartilhado para a Humanidade!

14 07 imagemO Centro China-Brasil formalizou a assinatura do Acordo de Cooperação para um projeto estratégico com o distrito de Penglai, localizado na cidade de Yantai, província de Shandong. O objetivo primordial desse acordo é impulsionar a pesquisa, a capacitação técnica e o intercâmbio de conhecimentos nas áreas de materiais de baixo carbono, indústria verde, energias renováveis, equipamentos offshore, biomedicina e construções sustentáveis.

Os representantes dos países que estavam presentes, pelo Brasil: Profª Lavínia Borges, Profª Marysilvia Costa, Profº Thiago Aragão e Profª Inayá Corrêa.
Representando a China estavam: Jiang Cheng, Yin Xirui, Lin Yutao, Sun Fuxin, Wan Hong, Li Daixin, Wang Jianzhong e Mei Shuo.

photo 2023 03 28 13 38 04O diretor da Coppe/UFRJ, professor Romildo Toledo, e o diretor do departamento internacional da Universidade Tsinghua, professor Shuiqing Li, assinaram nesta terça-feira, em Pequim, a renovação da cooperação entre as instituições no Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia.

O acordo terá validade até 2027 e dá sequência à colaboração entre as instituições em temas como: Planejamento Energético; Cidades Inteligentes; Mobilidade – Veículos Híbridos; Empreendedorismo e Inovação.

“A assinatura do quarto termo de cooperação permitirá a continuidade da colaboração entre a Coppe e a Universidade de Tsinghua com objetivo de acelerar a cooperação em mudanças climáticas e inovação tecnológica para energia, com a participação das empresas e governos da China e do Brasil”, explicou o professor Romildo.

O Centro China-Brasil é resultado da cooperação tecnológica e acadêmica firmada em 2008 entre a Coppe/UFRJ, maior centro de pesquisa em engenharia da América Latina, e a Universidade de Tsinghua, principal universidade chinesa na área de engenharia. Desde sua inauguração, em 2009, o Centro está sediado na Universidade de Tsinghua, em Pequim.

06 04 noticia Oportunidade para bolsa de estudos na ChinaComo parte da cooperação mútua entre Brasil e China, governo chinês oferece bolsas de estudos que podem ser uma excelente oportunidade para estudantes que buscam uma experiência acadêmica única e valiosa. Essa iniciativa tem por objetivo promover o intercâmbio e a interação com outros países, assim como é com o Brasil. O país está em busca de pessoas que desejam ingressar em cursos de ensino superior e/ou realizar pesquisas relevantes nas universidades chinesas.

Há uma variedade de formas de ingresso, por exemplo: O China Scholarship Council (doravante referido como “CSC”), confiado pelo Ministério da Educação da China, é responsável pela admissão, inscrição e administração dos bolsistas do governo chinês.

Enquanto o Instituto Confúcio da Universidade de Petróleo da China (Pequim), oferta bolsa de estudos para acadêmicos e professores da língua chinesa de outros países para aprimorarem seus conhecimentos em universidades da China.

Ainda há possibilidades de se inscrever para bolsas de estudo para o governo local, escolas e empresas chinesas. Acesse o site e veja as diversas oportunidades de ensino que são oferecidos, AQUI.

Notícia CentroChinaO Centro China Brasil, representado por seus diretores executivos, Liu Dehua e Suzana Kahn, participou do evento China-Brazil Dialogue on Sustainable Development que reuniu importantes líderes e autoridades do Brasil e da China para discutir questões relevantes sobre desenvolvimento sustentável e fortalecimento das relações bilaterais em benefício de ambos os países e do mundo como um todo.

O Presidente da Apex, Jorge Viana, em sua fala, enfatizou a importância da cooperação entre os dois países e a necessidade de fortalecimento dos laços comerciais. O Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou a importância do desenvolvimento econômico sustentável na agricultura e segurança alimentar. Suzana Kahn e Liu Dehua, trouxeram uma perspectiva valiosa sobre como os dois países podem colaborar em projetos conjuntos nessas temáticas, com a utilização de tecnologias de baixo carbono para a agricultura dessa forma cumprindo as metas do Acordo de Paris.

O diálogo entre líderes e especialistas de ambos os países foi crucial para identificar áreas de interesse mútuo e encontrar soluções práticas para os desafios enfrentados por ambas as nações.

Room 300, Yingshi Building, Tsinghua University - Haidian District, Beijing, 1000084, China

Centro de Gestão Tecnológica CGTEC-CT2- Rua Moniz Aragão N° 360, Bloco 1
Ilha do Fundão - Cidade Universitária Cep:21941-594

(21) 3938-7150 | (21) 98167-0419

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