Coppe e Universidade de Tsinghua renovam cooperação e comemoramA Coppe/UFRJ e a Universidade de Tsinghua renovaram por mais quatro anos, até 2022, a parceria entre as duas instituições. A renovação foi firmada na última sexta-feira, 23 de novembro, em Pequim, durante solenidade que marcou a comemoração do 10° aniversário do Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia.

Com a renovação, o escopo da parceria foi ampliada e o Centro China-Brasil abrangerá 12 áreas temáticas: Energias Renováveis; Bioeconomia; Mudanças Climáticas; Florestas e Clima; Planejamento Energético; Cidades Inteligentes; Mobilidade – Veículos Híbridos; Engenharia de Petróleo; Segurança Industrial; Transferência de Tecnologia; Empreendedorismo e Inovação (Startups); e Programas de Treinamento Técnico.

A Coppe foi representada pelo vice-diretor, professor Romildo Toledo; e pelo diretor de Relações Institucionais, professor Luiz Pinguelli Rosa, e a Universidade de Tsinghua pelo seu vice-reitor, professor Yan Bin; pela diretora de Relações Internacionais, professora Meng Bo; e pelo professor Dehua Liu. Os professores Romildo Toledo (Coppe) e Dehua Liu (Tsinghua) permanecem como diretores-executivos do Centro China-Brasil.

Na mesma data foi realizado o 5º Fórum China Latina América de Transferência de Tecnologia e Inovação. Uma comitiva organizada pelo Ministério da Educação (MEC) acompanhou ambos os eventos. Estiveram presentes o secretário-executivo do MEC, Henrique Sartori; o presidente substituto da Capes, Geraldo Nunes Sobrinho; e representantes de diversas universidades federais e estaduais.

Também participaram das cerimônias o diretor do Departamento de Engenharia Química da Universidade de Tsinghua, professor Zhao Jinsong; os professores da Coppe Aquilino Senra, Andressa Nicolau e Roberto Schirru, do Programa de Engenharia Nuclear, e a pesquisadora Rejane Rocha, do Centro de Pesquisas e Caracterização de Petróleo e Combustíveis (CoppeComb).

FONTE: Planeta COPPE Notícias (http://www.coppe.ufrj.br/pt-br/planeta-coppe-noticias/noticias/coppe-e-universidade-de-tsinghua-renovam-cooperacao-e-comemoram-10)