19 04 CentroChina Secretária executiva NoticiaO Centro China Brasil foi representado na manhã desta quinta-feira (18/04) por sua secretária executiva no Brasil, Rejane Rocha, e por seu diretor na China, Prof. Liu Dehua, no 6° Encontro do Subcomitê de Ciência, Tecnologia e Inovação da COSBAN - Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação, iniciativa de cooperação internacional vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do brasileiro.

Estiveram presentes no encontro a ministra do MCTI, Luciana Santos; o ministro de Ciência e Inovação da China, Yin Hejun; e representantes das Embaixadas da China no Brasil e do Brasil na China.

Em sua fala, Rejane destacou diversas ações que vêm sendo realizadas pelo Centro, com destaque para decisões tomadas em acordo bilateral assinado ano passado e que tem vigência para o período de 2023-2027.

“Dentro das nossas áreas originais, que são mudanças climáticas e energias renováveis, a gente se propôs a desenvolver projetos conjuntos nos próximos anos também na área de Bioeconomia, Florestas, Inteligência Artificial e Descarbonização no Setor da Indústria”, explicou.

Rejane também detalhou uma série de ações acertadas na mais recente missão do centro à China com diversos parceiros locais com o objetivo de intensificar o desenvolvimento de projetos em conjunto, intercâmbio de alunos, pesquisadores e professores, a criação da Escola Internacional para capacitação de jovens líderes na agenda climática global, bem como ampliar a cooperação nas áreas de inovação, transferência de tecnologia, empreendedorismo e startups.

Durante o encontro, a ministra Luciana Santos reforçou a intenção do governo do Brasil em estreitar ainda mais os laços na área de inovação científica junto à China.

Ela afirmou que gostaria “de dar um novo impulso a um diálogo estruturado, voltado à transformação do conhecimento científico em produtos e serviços de alto valor tecnológico” e que quer “contar com presença e forte participação das indústrias e parques tecnológicos brasileiros e chineses de forma a buscarmos engajar ações conjuntas que visem a maior integração dos ecossistemas de inovação dos dois países”.

Veja MAIS

15 04 Centro China participa da V NoticiaTarde de muita troca na última terça, 09/04, durante nossa participação na V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, no Brazil-China Innovation Dialogue 2024: Technology and Development, evento oficial do G20 que acontece de 8 a 11 de abril na UFRJ.

Nossa equipe participou como conferencista da sessão Transição energética e sustentabilidade: horizontes e alternativas, que teve como condutores principais a diretora do COPPE/UFRJ, Suzana Kahn, e o pesquisador Dr. Fábio Scarano.

A gerente do Centro China Brasil, Rejane Rocha, falou sobre as oportunidades em inovação em Biocombustíveis e Tecnologias de Baixo Carbono. Outros assuntos foram abordados, como oportunidades de negócios com tecnologias inovadoras, a importância da realização de parcerias entre países no avanço da inovação para transição energética, dentre eles a China.

15 04 Centro China participa da V Noticia2

22 03 CentroChina noticia412Na sexta-feira (08/03), o Board brasileiro esteve na cidade de Dongguan para a assinatura de um memorando de entendimento (MOU) com o Guangdong Tsingda Innovation Research Institute e com o Dongguan International Technology Commercialization Center (DITC). Durante a reunião, foi também aventada a possibilidade de promover a comercialização dos produtos oriundos das startups da COPPE/UFRJ no mercado chinês.

Na mesma data, a delegação do Centro China Brasil esteve no Instituto de Segurança Pública e Monitoramento de Emergências da Universidade de Tsinghua para apresentar as pesquisas realizadas pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Engenharia para Desastres (CEPED/COPPE). A ideia é que, em um futuro próximo, seja possível desenvolver projetos em conjunto, pensar na criação de startups que atendam o setor e estimular o intercâmbio entre jovens cientistas.

22 03 CentroChina noticia414Em mais uma agenda da missão na China, ocorreu uma reunião com a Tsinghua Shenzhen International Graduate School (SIGS), que está trabalhando para se tornar referência em Engenharia do Oceano.

A COPPE/UFRJ pretende ser parceira nesse processo e, para isso, junto a eles organizará o Fórum Brazil China de Águas Profundas, a ser realizado em Junho em Shenzhen. Também ficou definida uma visita técnica da equipe da SIGS em Julho deste ano à COPPE/UFRJ.

22 03 CentroChina noticiasNa quinta-feira (07/03), quarto dia da missão na China, a equipe brasileira visitou o novo embaixador do Brasil no país, Marcos Bezerra Abbott. No encontro, foram discutidas ações comemorativas do aniversário de 50 anos da relação China-Brasil, apresentação dos resultados que o Centro China Brasil obteve ao longo dos últimos 10 anos e alinhamento de novas e futuras ações com as quais contaremos com o apoio da Embaixada Brasileira.

Room 300, Yingshi Building, Tsinghua University - Haidian District, Beijing, 1000084, China

Centro de Gestão Tecnológica CGTEC-CT2- Rua Moniz Aragão N° 360, Bloco 1
Ilha do Fundão - Cidade Universitária Cep:21941-594

(21) 3938-7150 | (21) 98167-0419

unicast branco
Topo