19 04 CentroChina Secretária executiva NoticiaO Centro China Brasil foi representado na manhã desta quinta-feira (18/04) por sua secretária executiva no Brasil, Rejane Rocha, e por seu diretor na China, Prof. Liu Dehua, no 6° Encontro do Subcomitê de Ciência, Tecnologia e Inovação da COSBAN - Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação, iniciativa de cooperação internacional vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do brasileiro.

Estiveram presentes no encontro a ministra do MCTI, Luciana Santos; o ministro de Ciência e Inovação da China, Yin Hejun; e representantes das Embaixadas da China no Brasil e do Brasil na China.

Em sua fala, Rejane destacou diversas ações que vêm sendo realizadas pelo Centro, com destaque para decisões tomadas em acordo bilateral assinado ano passado e que tem vigência para o período de 2023-2027.

“Dentro das nossas áreas originais, que são mudanças climáticas e energias renováveis, a gente se propôs a desenvolver projetos conjuntos nos próximos anos também na área de Bioeconomia, Florestas, Inteligência Artificial e Descarbonização no Setor da Indústria”, explicou.

Rejane também detalhou uma série de ações acertadas na mais recente missão do centro à China com diversos parceiros locais com o objetivo de intensificar o desenvolvimento de projetos em conjunto, intercâmbio de alunos, pesquisadores e professores, a criação da Escola Internacional para capacitação de jovens líderes na agenda climática global, bem como ampliar a cooperação nas áreas de inovação, transferência de tecnologia, empreendedorismo e startups.

Durante o encontro, a ministra Luciana Santos reforçou a intenção do governo do Brasil em estreitar ainda mais os laços na área de inovação científica junto à China.

Ela afirmou que gostaria “de dar um novo impulso a um diálogo estruturado, voltado à transformação do conhecimento científico em produtos e serviços de alto valor tecnológico” e que quer “contar com presença e forte participação das indústrias e parques tecnológicos brasileiros e chineses de forma a buscarmos engajar ações conjuntas que visem a maior integração dos ecossistemas de inovação dos dois países”.

Veja MAIS