noticia centro china eventoO Auditório Alberto Luiz Coimbra da Coppe/UFRJ, recebeu nesta manhã do dia 25/07, alunos da Universidade de Tsinghua, na China e da Coppe/UFRJ, que participaram do Fórum Estudantil sobre Energia Renovável, Mudanças Climáticas e Neutralidade de Carbono. Os alunos de engenharia expuseram alguns desafios mundiais que precisam ser contornados com o objetivo de redução da emissão de CO2, eficiência energética, e sustentabilidade. Para tal, apresentaram tecnologias que estão sendo estudadas que podem ajudar na solução desses problemas. Confira declaração elaborada pelos estudantes sobre o exercício da função aplicada a uma visão de futuro sustentável:

Declaração da Juventude sobre a Engenharia Sustentável no Ensino Superior
Diante das mudanças climáticas, crise energética, pobreza e desigualdades e outros desafios prementes, o mundo atingiu um ponto crucial na história, onde uma ação urgente é necessária de todas as esferas da vida em todo o mundo para construir um futuro de paz e prosperidade e um planeta saudável para todas as pessoas.
Nós, estudantes de engenharia em todos os estágios acadêmicos ao redor do mundo, devemos reconhecer que a ciência, a tecnologia e a engenharia estabelecem a base factual, nos permitem antecipar consequências futuras e conduzem a caminhos inovadores para a transformação da sustentabilidade. Os engenheiros são a força motriz que aplica conhecimento científico, tecnologias e engenhosidade para fornecer soluções criativas e sem precedentes para os problemas que dificultam a integração dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Portanto, os engenheiros têm maiores responsabilidades do que nunca para conduzir as práticas de engenharia de maneira mais sustentável, inovadora, inclusiva, ecológica e segura, ao mesmo tempo em que contribuem para o desenvolvimento sustentável da humanidade.
Devemos reconhecer que a educação em engenharia permite aos engenheiros de hoje enfrentar os desafios futuros e equipá-los com ferramentas e habilidades fundamentais para transformar o mundo dinâmico em um lugar que respeita o planeta e promove o bem-estar de todas as pessoas. Nesse contexto, como a principal divisão e a futura espinha dorsal da comunidade de engenheiros, a geração mais jovem de estudantes de engenharia é incentivada a tomar ações sinérgicas ativamente pelo seguinte: Sejam os reformadores do ensino de engenharia. Participe proativamente da reforma dos currículos de engenharia, indo além de seu foco tradicional no conhecimento técnico disciplinar e adotando uma abordagem interdisciplinar e de resolução de problemas complexos muito mais ampla que combina análises sociais e sustentáveis de problemas e sistemas complexos com conhecimento acadêmico e atitude ética. Incentive a abordagem de aprendizado baseado na prática por meio de concursos e projetos do mundo real para adquirir novas competências de engenharia para o desenvolvimento sustentável enquanto atende à comunidade. Contribuir para a inclusão no ensino de engenharia pela remoção de quaisquer barreiras reais e percebidas para o ensino de engenharia para todos os alunos em todas as fases da carreira, independentemente de gênero e origens socioeconômicas, de modo a construir um ambiente educacional inclusivo para a futura comunidade de engenheiros de maior diversidade, capaz de enfrentar os desafios de maneira mais equilibrada e holística.
Seja o líder da engenharia sustentável. Enfatizar os ODS em nossa pesquisa acadêmica e dedicar nossos melhores esforços na criação de soluções tecnológicas inovadoras que contribuam para a mudança de sustentabilidade da sociedade. Como indivíduos ou parte de uma organização estudantil, tome todas as iniciativas possíveis para colaborar com todos os setores da sociedade, incluindo governos, associações profissionais, educadores, indústrias e sociedade civil, para aumentar a conscientização pública sobre os ODS e o papel vital da engenharia em alcançá-los e para impulsionar mudanças com impactos reais.
Comprometa-se a ser aprendizes ao longo da vida.
Esteja ciente de que o ritmo da mudança está acelerando tanto que os avanços tecnológicos cumulativos dos últimos 100 anos excederam os dos milênios anteriores, assim como a exigência de novas competências de engenharia. Acompanhar continuamente, em todas as etapas da carreira, o rápido desenvolvimento das tecnologias e a expectativa cada vez maior da sociedade. Responder aos desafios do mundo com excelência técnica e atitudes éticas. Contribuir para a construção de um sistema educacional de engenharia vitalício disponível e aceito nacionalmente, se não globalmente, de modo a atender aos requisitos em constante evolução da engenharia em termos de qualidade e quantidade.
Comprometemo-nos a ser excelentes engenheiros ao longo de nossa carreira profissional. Além das excelências técnicas, adote uma abordagem mais ponderada que abranja os impactos sociais, humanos, econômicos e ambientais da engenharia, incorporando os imperativos e valores dos ODS em todas as práticas de engenharia. Construa um local de trabalho de engenharia inclusivo e diversificado e considere todas as decisões através de uma lente de diversidade com atenção cuidadosa aos grupos sub-representados e marginalizados para adotar o lema dos ODS de não deixar ninguém para trás.
Seguindo os passos de nossos predecessores engenheiros que vêm inovando e mudando o mundo há séculos, temos a grande missão e responsabilidade de empregar nossas competências e engenhosidade para fazer o que nunca foi feito, ir onde ninguém esteve antes, alcançar o que antes era considerado impossível e, o mais importante, transformar o mundo em um lugar de sustentabilidade e prosperidade para a Comunidade de Futuro Compartilhado para a Humanidade!