CENTRO CHINA BRASIL Mudanças climaticas e Tecnologias Inovadoras para Energia

Traço de união na tecnologia sino-brasileira

O Centro China – Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia é uma cooperação tecnológica e acadêmica entre a Coppe/UFRJ, maior centro de pesquisa de engenharia da América Latina, e a Universidade de Tsinghua, principal universidade chinesa na área de engenharia.

A parceria sino-brasileira concentra-se nas áreas de mudança climática e tecnologias voltadas para energia. Assim, as duas instituições unem forças e conhecimento para ajudar a enfrentar o grande desafio no século XXI: conciliar a produção de energia e a preservação da vida no planeta.

Criado em janeiro de 2009, com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Centro está sediado na Universidade de Tsinghua, em Pequim, onde mantém um escritório para coordenar suas atividades e estabelecer contatos com empresas brasileiras e chinesas potencialmente interessadas nas tecnologias que serão desenvolvidas em conjunto.

Missão

Promover cooperação tecnológica e científica nos setores de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia;

Formar Recursos Humanos, por meio do intercâmbio de alunos de doutorado, professores e pesquisadores; e

Formular sugestões de estratégias e ações para subsidiar decisões dos governos brasileiro e chinês nas áreas de energia e meio ambiente.

Organograma

Organograma

1) Conselho Executivo
  • China: He Jiankun – Chairman
  • Liu Dehua – Diretor do Centro
  • Zhu Bing  - representante acadêmico
  • Brasil:  Luiz Pinguelli Rosa – Chairman
  • Romildo Dias Toledo Filho – Diretor do Centro
  • Aquilino Senra Martinez – Representante acadêmico
Conselho de Projeto de Pesquisa Conjunto (CPPC)
Professores, pesquisadores e representantes de empresas indicados por ambos os países para avaliação dos projetos em temas específicos.