CENTRO CHINA BRASIL Mudanças climaticas e Tecnologias Inovadoras para Energia

noticia teste 10

Maior centro de pós-graduação e pesquisa de engenharia da América Latina, a Coppe/UFRJ contabiliza, desde que foi criada, em 1963, a formação de mais de 12 mil mestres e doutores e a execução de mais de 10 mil projetos de pesquisa, desenvolvimento e prestação de serviços em parceria com empresas públicas e privadas e com entidades da sociedade civil.

Instalada na Cidade Universitária, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Coppe tem 12 programas de pós-graduação e quatro áreas interdisciplinares, 320 professores doutores, em regime de dedicação exclusiva, 2,8 mil alunos e 350 funcionários, entre pesquisadores e pessoal técnico e administrativo. Possui o maior complexo de laboratórios do país na área de engenharia, com 116 instalações, onde são desenvolvidos projetos e pesquisas em áreas de ponta, como computação de alto desempenho, novos materiais, gestão do conhecimento, meio ambiente e engenharia de petróleo offshore, nas quais desfruta de prestígio internacional.

Desde 1999, a Coppe mantém o Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG), que fomenta estudos e pesquisas sobre tópicos de natureza interdisciplinar em redes ancoradas em universidades e centros de pesquisa. Com forte inserção internacional, o IVIG atua em três grandes áreas: mudanças climáticas, mudanças do setor de energia e mudanças de paradigma em ciência e tecnologia. É também o suporte físico do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, presidido pelo presidente da República. Com este perfil, IVIG conduz seus projetos interagindo com o vasto e sofisticado complexo laboratorial dos programas de pós-graduação que compõem a Coppe.